Como usar SomarProduto no Excel?


Olá tudo bem com você? Vou te ensinar o uso da função SomarProduto no Excel, você conhece essa função? Sabe quando e como usar SomarProduto em uma planilha do Excel? Vamos aprender passo a passo na LIVE.

Entretanto o professor deixou esse post explicativo e ainda mais você tem a possibilidade de fazer o download de uma apostila e exercícios para praticar.


Link da Live: https://www.youtube.com/watch?v=Vm_shy-6ntI

Download da Apostila: Clique Aqui

Download da Planilha: Clique Aqui

SomarProduto

Essa função a Microsoft define a sua funcionalidade: "Multiplica os componentes correspondentes nas matrizes fornecidas e retorna a soma destes produtos". Em outra palavras ela vai fazer a multiplicação das matrizes junto com a soma em sua totalidade. Vamos aprender na prática?

Imagine que você tem uma tabela de vendas onde nela foram lançadas as quantidades e o preço, entretanto você deseja saber qual o valor do total dessas vendas (quantidades x preço), como fazer?

Veja a tabela abaixo:


Nesta tabela é necessário saber o total de vendas, seria fácil fazer uma coluna ao lado para realizar a multiplicação da qtd x preço de cada item e no final fazer a soma, porém vamos aprender que a função somarproduto facilita em muito esse trabalho.


Veja no caso que digitamos o nome da função e informamos as duas matrizes, no caso a matriz 1 será a quantidade e a matriz 2 será preço, por sua vez a função irá realizar o produto e por fim a soma desses valores apresentando o resultado final.


Na imagem acima veja a expressão que fiz apenas para exemplificar o que realmente a função somarproduto fez na prática na planilha.

Essa função é muito poderosa dentro do Excel, pois podemos fazer com ela diversas situações do nosso dia a dia profissional, exemplo uma tabela de mão de obra x valor da hora x dias trabalhados.

Sem dizer que na aula gratuita do canal você verá outros exemplos práticos e avançados no uso dessa função, então vamos aprender Excel?


Vamos conhecer mais tecnicamente a função SomarProduto

SOMARPRODUTO(matriz1, [matriz2], [matriz3], ...)

A sintaxe da função SOMARPRODUTO tem os seguintes argumentos:

  • Matriz1 Obrigatório. O primeiro argumento matricial cujos componentes você deseja multiplicar e depois somar.

  • Matriz2, matriz3,... Opcional. Argumentos matriciais de 2 a 255 cujos componentes você deseja multiplicar e depois somar.

Importante

  • Os argumentos da matriz devem ter a mesma dimensão. Se não tiverem, SOMARPRODUTO fornecerá o valor de erro #VALOR!.

  • SOMARPRODUTO trata as entradas da matriz não numéricas como se fossem zeros.

#live #cursodeexcelonline

79 visualizações

© 2019 por MichelFabiano

Quer Receber Dicas?

É de graça!