Como fazer DASHBOARD SIMPLES em minutos no Excel

Hoje vou mostrar como fazer dashboard simples em minutos no excel, nessa dica vou apresentar diversos conceitos como tabelas dinâmicas e segmentações de dados, além dos gráficos dinâmicos e todo trabalho simples e fácil para um design apresentável.


Mas você sabe como fazer dashboard no Excel?

Para fazer um dashboard no excel você precisa ter alguns conceitos bem fundamentados como o que é uma planilha, o que é uma célula, o que são funções, o que são fórmulas, o que são gráficos, o que são tabelas dinâmicas e a partir dessas usabilidades fica fácil o entendimento e compreensão em como fazer dashboards no excel de forma simples e em minutos.


Mas você sabe o que é um Dashboard?

Dashboard na tradução de sua palavra para nosso idioma seria um painel, imagine um painel do carro com o velocimetro e outros itens, ele é responsável por ilustrar, mostrar, indicar e informar o status do carro, se está a faltar combustível, se a temperatura está ok e coisas do tipo. O Dashboard tem esse papel também, com ele montamos relatórios que tem o objetivo de mostrar e auxiliar na gestão da empresa ou setor, pois fica fácil olhar os valores e analisar os resultados obtidos.


Neste vídeo vou mostrar diversos conceitos do excel que falei acima de forma prática que até para quem está começando vai poder criar seu primeiro dashboard simples em minutos no excel de forma extremamente simples e fácil.


Alguns podem achar que é um desafio fazer dashboard em minutos no excel, realmente, aqui como é algo didático você verá que em poucos passos terá condições de criar um painél com objetivo simples de demonstrar os resultados realizados e alcançados, uma verdadeira ferramenta de apoio à gestão.


Como fazer Dashboard simples em minutos no excel também tem algumas dicas do que NÃO FAZER:

1) Não adicionar muitas cores no Dashboard, use 3 cores no mesmo tom é o suficiente.

2) Não aplique efeitos demasiados, faça o simples, menos é mais.

3) Não faça uso de imagens desnecessárias, use poucas e relacionadas com a informação que deseja passar.

4) Não use gráficos inadequados, dê preferência para gráficos simples como colunas, barras e linha.

5) Não apresente tudo que é dado, apenas os mais importantes


Agora como fazer um dashboard simples em minutos seguindo as recomendações:

1) Faça o simples, menos é mais