top of page

Como Pesquisar SEM PROCV no Excel, sabia dessa?

Uma das dúvidas mais comuns é sobre como fazer procv no excel, dá impressão que todo mundo só lembra do procv para fazer pesquisa ou procura de dados em uma tabela e muitas vezes acabam esquecendo outras funções que o Excel possui e podem ser usadas no dia a dia.


Hoje vou trazer um exemplo em como você pode pesquisar dados no excel sem o uso do procv. Não tenho nada contra procv, uso e muito, mas quero mostrar a você outras possibilidades em uso de funções no excel. Mas você está ai, perguntando qual a função que quero mostrar para você hoje, a função BDEXTRAIR.



A função BDEXTRAIR é uma função usada para extrair dados, em outras palavras, fazer pesquisa de dados em uma tabela. A tabela precisa obedecer um dos principais pontos, o seu estilo em organização dos dados, ela precisa estar no formato tabular, onde cada coluna da tabela é um campo.


A Microsoft descreve a função como: "Extrai um único valor em uma coluna de uma lista ou banco de dados que coincide com as condições especificadas".


Isso te permite fazer pesquisa com base em um ou mais critérios, sabia dessa? Uma vantagem frente ao procv! Pense que você precisa fornecer mais de um valor para localizar os dados na tabela, dessa forma com uso de BDEXTRAIR é possível, ao contrário do famoso e tradicional ProcV.


Eu fiz um vídeo a respeito do assunto e quero convidar você a assistir em: https://youtu.be/99D4MpkU2kU



Segundo a Microsoft, vamos conhecer mais detalhes da função:


BDEXTRAIR(banco de dados, campo, critérios)

A sintaxe da função BDEXTRAIR tem os seguintes argumentos:

  • Banco de dados    Obrigatório. O intervalo de células da lista ou do banco de dados. Um banco de dados é uma lista de dados relacionados em que as linhas de informações relacionadas são os registros e as colunas de dados são os campos. A primeira linha da lista contém os rótulos de cada coluna.

  • Campo    Obrigatório. Indica a coluna que será usada na função. Digite o rótulo da coluna entre aspas, como "Idade" ou "Rendimento", ou como um número (sem aspas) que represente a posição da coluna dentro da lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim por diante.

  • Critérios    Obrigatório. O intervalo de células que contém as condições especificadas. Você pode usar qualquer intervalo para o argumento de critérios, desde que ele inclua pelo menos um rótulo de coluna e pelo menos uma célula abaixo do rótulo de coluna para especificar uma condição para a coluna.

Agora que tal aprender Excel de Verdade? Saiba mais em nosso curso:


110 visualizações0 comentário
bottom of page